quarta-feira, 15 de abril de 2009

RIO DA MINHA HISTÓRIA



Este espetáculo vale a pena ser visto. Durante os exaustivos ensaios da peça os 08 jovens de São Gonçalo e as crianças e adolescentes franceses estão se portando como verdadeiros atores. Será emocionante assistir... será mais emocionante ainda se nosso trabalho cumprir os objetivos de trabalhar a educação ambiental de uma forma inovadora... será muito mais emocionante se todos que assistirem entenderem o que significa a água doce no mundo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

MICRO ARENA DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SERRO



No dia 22 de março São Gonçalo sediou a Micro Arena das Comunidades Quilombolas do município de Serro.

O encontro foi organizado pela UFMG e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Serro.
A FUNIVALE apoiou a realização deste evento de tamanha importância.
Na programação, além das manifestações artísticas ( dança afrobrasileira mirim e banda de música)
foi apresentado o diagnóstico realizado pela UFMG
realizado nas comunidades de Fazenda Santa Cruz, Ausente,
Baú, Queimadas e moradores da Vila Nova. Todas se preparano para pleitearem o título de comunidades quilombolas junto a Fundação Palmares.

O diagnóstico servirá para nortear as políticas públicas municipais e as ações de atenção a estas comunidades.






GOTA DÁGUA...RIO...A MINHA HISTÓRIA...BRASIL...FRANÇA

Desde o final de 2008, estamos, junto com outros parceiros, preparando a casa para o Projeto Rio da Minha História.
Entre no bolg do projeto Rio da Minha História, clic TAGS funivale e veja as fotos da Expedição a nascente do Rio das Pedras (uma das atuais atividades de educação ambiental da Sala Verde de Educação Socioambiental Ecos do Jequi da Funivale)

Conforme pode ser conferido no blog http://www.riodaminhahistoria.multiply.com/ o projeto “Rio da Minha História” propõe interfaces culturais, educativas e ambientais, além de prever ações de capacitação profissional que serão de importância inquestionável para a comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras.

Tal plano de capacitação profissional inclui iniciação a técnicas de filmagem e fotografia, edições de som e imagem, noções de artes plásticas e de costura para figurinos .

As atividades citadas constituem uma etapa preparatória para a realização de dois vídeos e de um espetáculo teatral, que terão como temática os rios Sena e Jequitinhonha (temática que possui valiosas implicações culturais e ambientais). Vale lembrar que estes trabalhos também serão apresentados nas cidades Serro, Diamantina e Belo Horizonte.

Deste modo, percebe-se a finalidade do projeto: promover junto aos jovens a conscientização da necessidade de preservação das águas, despertando neles a motivação de se engajarem às causas hídrica e energética de forma artística, concreta e comprometida.

Além da chancela do ANO DA FRANÇA NO BRASIL, Rio da Minha História tem Lei Rouanet aprovada sob os números 08 5673 e 08 5747.

Não há mais tempo para desenvolvimento sustentável

Fonte: Agência Brasil
Link: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Amanda Mota

Pesquisador em meteorologia pelo Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia, Prakki Satyamurty defende que o mundo adote outro caminho para reverter o quadro de destruição do meio ambiente que tem como conseqüência as mudanças climáticas.
Para ele, o desenvolvimento sustentável já não é o caminho mais aconselhável para a reversão desse quadro. A saída agora, segundo Satyamurty, seria a retirada sustentável, ou seja, a diminuição drástica do consumo de recursos naturais, aliada a um controle de natalidade que levasse a um crescimento menos acelerado do número da população mundial.
Ao falar sobre o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial para marcar o Dia Mundial Meteorologia de 2009 - Tempo, clima e ar que respiramos - o pesquisador disse que a capacidade do planeta Terra de suportar o uso que se faz dos recursos naturais está cada vez mais limitada.
Por isso, Satyamurty defende que o consumo de recursos naturais deveria ser menor ou igual à reposição dessas riquezas ambientais na natureza. Segundo ele, a exploração dos recursos naturais pela população mundial já ultrapassou a capacidade de oferta do meio ambiente em escala global.
"Já passou o tempo do desenvolvimento sustentável. Agora é tempo de fazer uma retirada sustentável, ou seja, temos que retirar, gradativamente, por exemplo, o número de automóveis das ruas. Tudo o que foi colocado em excesso e hoje contribui para a destruição do meio ambiente precisa sair de cena. Esse é um assunto muito polêmico, mas as autoridades precisam parar e pensar em tudo o que está acontecendo. O mundo tem que mudar para melhor", observou.

Satyamurty participou, neste semana, da programação realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em alusão ao Dia Mundial da Meteorologia, comemorado em 23 de março.
Em palestra a estudantes da universidade, o pesquisador polemizou as estratégias pensadas em escala mundial para lidar com os diversos problemas causados pelas mudanças climáticas, como a falta de água. Segundo ele, a população mundial quadruplicou em 50 anos e o aumento da temperatura da superfície terrestre, do nível dos oceanos, bem como a poluição de todos ambientes são as principais conseqüências desse crescimento populacional.
"Com o aumento da população mundial, a diminuição das áreas de floresta e de espécies animais é inevitável. Mais áreas de lavoura, pastos e gado. Tudo isso provocou aumento de gás carbônico, gás metano e aumento substancial da temperatura na Terra", relatou.
I Ainda de acordo com o pesquisador indiano, assim como foi criado o mercado do crédito de carbono, também deveria existir o crédito de população. Para ele, outra missão das autoridades é o reflorestamento.
"Todo país que estivesse crescendo demais deveria pagar por isso. Seria um incentivo à redução das populações e um benefício para o meio ambiente como um todo porque o planeta não agüenta mais essa situação."
Na avaliação do chefe da divisão de Meteorologia do Centro Técnico Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) no Amazonas, Ricardo Delarosa, é incontestável que o desenvolvimento e o progresso geram perturbações e degradações nos sistemas naturais. Contudo, ele ponderou que o grande problema das nações não é a falta de alimentos, mas a distribuição imperfeita desses recursos alimentares.
"Entendo que o que está acontecendo é uma distribuição desigual das riquezas e recursos. A população cresceu bastante, mas a produção de alimentos também cresceu", disse.
Com relação à polêmica avaliação de Satyamurty sobre a retirada sustentável, Delarosa ponderou que não existe maneira de desenvolver sem degradar de alguma forma. Para ele, a redução da população seria uma das alternativas existentes.

"Eu entendo que o desenvolvimento sustentável é um paradoxo. Não vejo como desenvolver e, ao mesmo tempo, ter sustentabilidade, pelo menos não do ponto de vista da conservação dos sistemas naturais como a gente os conhece hoje. Temos que trabalhar para minimizar esse custo que é um ônus imposto à natureza. Na minha opinião, é preciso haver uma conscientização de que é preciso distribuir melhor os recursos e as riquezas. Acho que isso seria mais efetivo do ponto de vista de preservar mais o ambiente que a gente vive", concluiu.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FUNIVALE no Conselho Consultivo do Mosaico Espinhaço Meridional

Mosaico do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral
Contatos dos Conselheiros e Envolvidos no Planejamento

ÓRGÃOS PÚBLICOS

Gestores de UC’s

Titular:
EE Mata dos Ausentes
Representante:Clemente Francisco Brito
Endereço: EE Mata dos Ausentes – Senador Modestino Gonçalves
Telefone: (38) 9974-9046 (38) 9991-1851

Suplente:
Parque Estadual Serra Negra
Representante: Alberto Araújo
Endereço: IEF ITAMARANDIBA - Parque Estadual da Serra Negra
Telefone: (38)3521-1715
E-mail: alberto.araujo@meioambiente.mg.gov.br

Titular:
Parque Estadual Serra do Cabral
Representante: André Campos Colares Bortelho
Endereço: IEF - Parque Estadual Serra do Cabral
Telefone: (38) 3756-1301
E-mail: andré.campos@meioambiente.mg.gov.br

Suplente:
Parque Estadual Biribiri
Representante: Gabriel Carvalho de Ávila
Endereço: IEF- Parque Estadual do Biribiri
Telefone: (38) 9913-1406
E-mail: gabriel.avila@meioambiente.mg.bov.br


Titular:
Parque Estadual Pico do Itambé
Representante: Mariana Gontijo
Endereço: IEF- Parque Estadual do Pico de Itambé
Telefone: (38) 8813-0358 (33) 3428-1372
E-mail: mariana.gontijo@meioambiente.mg.gov.br

Suplente:
APA Águas Vertentes
Representante: Jorge Djalma
Endereço: IEF-Serro
Telefone: (38) 3541-1672
E-mail: jorge.djalma.rodrigues@meioambiente.mg.gov.br

Titular:
Parque Estadual Rio Preto
Representante: Antônio Augusto Tonhão de Almeida
Endereço:Parque Estadual do Rio preto
Telefone: (38) 9976-5621
E-mail: tonhaodealmeida@yahoo.com.br

Suplente:
Núcleo Rio Preto
Representante: Marcos Alexandre dos Santos
Endereço: IEF - São Gonçalo do Rio Preto
Telefone: (38) 3546-1405
E-mail: marcosmeioambiente2@yahoo.com.br


Titular:
ICMBio – PARNA Sempre Vivas
Representante: Kelen Luciana Leite
Endereço: ICMBio. Parque Nacional das Sempre Vivas
Telefone: (38) 3531-2703
E-mail: kelen.ferreira@icmbio.gov.br


Suplente:
ICMBio – PARNA Sempre Vivas
Representante: Daniel Oliveira
Endereço: ICMBio. Parque Nacional das Sempre Vivas
Telefone: (38) 3531-2703
E-mail: daniel.oliveira@icmbio.gov.br



Titular:
Prefeitura Municipal de Buenópolis
Representante: Irene Rodrigues
Endereço: Prefeitura Municipal de Buenópilis
Telefone: (38) 3753-1813
E-mail: irenebbue@yahoo.com.br

Suplente:
Prefeitura Municipal de Bocaiúva
Representante: Silvia Elias
Endereço: Pça Wan-Dyck Dumond, 105, Centro Bocaiúva – 39.390-000
Telefone: (38)3521-4429/ 8413-7580
E-mail: silviaboc@yahoo.com.br

Titular:
Prefeitura Municipal de Couto Magalhães de Minas
Representante: Valdeci Alves Ferreira (Deco)
Endereço: Prefeitura Municipal de Couto de Magalhães de Minas
Telefone: (38) 9977- 8586

Suplente:
Prefeitura Municipal de Felício dos Santos
Representante: Maria José Lopes Ferreira
Endereço: Prefeitura Municipal de Felício dos Santos
Telefone: (38) 3523-1260
E-mail:

Titular:
Emater Regional
Representante: Claudete Maria de Souza e Costa
Endereço: EMATER/ DIAMANTINA
Telefone: (38) 9971-0068
E-mail: claudetesc15@yahoo.com.br

Suplente:
Territorio da Cidadania do Alto Jequitinhonha
Representante: Vagner Alves de Abreu
Endereço: Território Alto Jequitinhonha
Telefone: (38) 9197-0032
E-mail: vagnerturmalina@yahoo.com.br

Titular:
SUPRAM-Jeq.
Representante: Priscila Martins Rocha
Endereço: SUPRAM - Jequitinhonha
Telefone: (38) 3531-2650
E-mail: priscila.rocha@meioambiente.mg.gov.br

Suplente:
Polícia Militar Ambiental
Representante: Cap. Nilson Neves
Endereço: Policia Ambiental
Telefone: (38) 3532-1117
E-mail:

Titular:
IEF-ERAJ
Representante: Cecília Fernandes de Vilhena
Endereço: IEF- ERAJ
Telefone: (38) 3531-3919
E-mail: cecília.vilhena@meioambiente.mg.gov.br

Suplente:
IEF-DIAP
Representante: Denise Formoso
Endereço: IEF-Sede
Telefone: (31) 3219-5511
E-mail: denise.formos@meioambiente.mg.gov.br

Titular:
ICMBio Diretoria
Representante:
Endereço:
Telefone: / E-mail:

Suplente:
ICMBio Diretoria
Representante:
Endereço:
Telefone: / E-mail:


SOCIEDADE CIVIL


Titular:
Instituto Biotrópicos
Representante: Joaquim Araújo Silva
Endereço: Instituto Biotrópicos DIAMANTINA
Telefone: (38) 3531-2197
E-mail: quincas@biotropicos.org.br


Suplente:
Instituto Biotrópicos
Representante: Alexsander Araújo Azevedo
Endereço: Instituto Biotrópicos DIAMANTINA
Telefone: (38) 3531-2197
E-mail: alex@biotropicos.org.br


Titular:
Andarilhos da Luz
Representante: Adriano Breguncci Pontello
Endereço: Andarilho da Luz - BELO HORIZONTE
Telefone: (31) 9906-0174
E-mail: adrianopontello@yahoo.com.br

Suplente:
Associação Montanhas do Espinhaço
Representante: Felipe Ribeiro
Endereço: Associação Montanhas do Espinhaço - DIAMANTINA
Telefone: (38) 9906-4400
E-mail:felipemarcelotur@yahoo.com.br


Titular:
FUNIVALE
Representante: Laerte da Cunha
Endereço: Funivale
Telefone: (38) 8822-7559
E-mail: funivale@gmail.com

Suplente:
IDASEG
Representante: Heitor Alves Bispo
Endereço: Prefeitura Municipal de Felício dos Santos
Telefone: (38) 3523-1260
E-mail: hbloronha@yahoo.com.br

Titular:
IMA Itamarandiba
Representante: Edair
Endereço: Itamarandiba
Telefone:
E-mail: edair.costa@hotmail.com


Suplente:
CMDRS Couto M. Minas
Representante: Jório Cézar Meira
Endereço: CMDRS- Couto de Magalhães de Minas
Telefone: 38 3533-1714
E-mail: joriobrutudotome@yahoo.com.br


Titular:
Fetaemg
Representante: José Antônio Andrade
Endereço: FETAEMG
Telefone: (38) 3527-2355
E-mail: cirlene.mariadeoliveira@yahoo.com.br

Suplente:
Campo Vale
Representante: William Prado Ferreira
Endereço: Campo Vale – Sede: TURMALINA
Telefone: (33) 3764-1388
E-mail: campovale@pwtinfo.com.br


Titular:
SCAI- Serra do Cabral Agro-Industria
Representante: Marcelo Flanzer
Endereço: SCAI
Telefone: (21)2549-6333/ (38) 3741-1725
E-mail: marcelo@serradocabral.com.br/ chris.e.ambi@uol.com.br


Suplente:
V&M Florestal
Representante: Juliana Oliveira Lima
Endereço: V&M Florestal
Telefone: (38) 9987-0226/ (38) 3729-6021
E-mail: juliana.lima@vmtubes.com.br


Titular:
UFVJM
Representante: Maíra F. Goulart
Endereço:
Tel: (38)9981-3140
E-mail: mfgoulart@biotropicos.org.br

Suplente:
UFVJM
Representante:
Endereço:
Telefone:

Titular:
PUC-MINAS
Representante: Miguel Ângelo Andrade
Endereço: PUC- MINAS
Telefone: (31) 3319-4157/ (31)8771-8878
E-mail: ciências@pucminas.br/ miguelandrade@pucminas.br

Suplente:
UFMG
Representante: Bernardo Machado Gontijo
Endereço: UFMG
Telefone: (31) 3409-5438/ (31) 9949-2028
E-mail: gontijobm@yahoo.com.br



DEMAIS ENVOLVIDOS NO PLANEJAMENTO DO MOSAICO


SCAI
Christina Kluppel Costa
Tel: 38 3741-1725
E-mail: chris.e.ambi@uol.com.br

Instituto Milho Verde
Luiz Fernando Ferreira Leite (Nando)
Tel: (38)3541-4086/ 8821-2786
E-mail: nandomilhoverde@bol.com.br

EMATER
Junia Maria da Silva
Tel: (38) 3531-2006
E-mail: junia.silva@emater.mg.gov.br

Instituto Biotrópicos
Nayra Rosa coelho
E-mail: nayracoelho@hotmail.com
Tel: (38)8832-1747


Instituto Sustentar
Maria Auxiliadora Drumond (Dodora)
Tel: (31)9616-9318
E-mail: dodoradrumondbh@gmail.com

UFVJM
Maria Neudes S. Oliveira
E-mail: mneudes@yahoo.com.br


IEF
Fabio Freire Diniz
Tel: (35)8816-3866
E-mail: fabio.freire@meioambiente.mg.gov.br

PLANTAR/ SC FLOR
Adaílton Pereira Ferreira
Tel: (31)3290-4594
E-mail: adailton.ferreira@plantar.com.br

MENSAGEM DO MÊS

Prezados amigos da FUNIVALE:
Em 1989 tomei conhecimento sobre o trabalho da FUNIVALE que recém se iniciava. Meu primeiro contato foi com o Prof. Kuhne. Desde então se formou um laço de amizade que superou o próprio interesse da entidade que se constituía e a missão que abraçava. Os anos se passaram e seguem passando. Os caminhos entrecruzaram. Tivemos muitos avanços e retrocessos e os tornamos todos alunos de uma universidade que existia em nossas idéias. Devo muito do que sou ao que a FUNIVALE me despertou. Espero poder continuar colaborando com a FUNIVALE o mais breve possível, tão logo passe pelos compromissos que assumi (doutorado, trabalho etc.). Torço demais para que tudo que foi pensado se materialize e peço todas as noites pelas pessoas que abraçaram este projeto e nele empenharam também suas vidas.
Grande abraço
Evandro B. Sathler (MSc)advogado - oab-rj 98333
doutorando - posgeo - uffAnalista de Projetos EspeciaisSuperintendência de Biodiversidade
Secretaria de Estado do Ambiente (FIRJAN/SEA)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

FUNIVALE é convidada para lançamento do território da Cidadania Alto Jequitinhonha

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais


O Comitê de Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania e o Colegiado do Território da Cidadania do Alto Jequitinhonha convidam para a Apresentação das Matrizes de Ações dos Governos Federal e Estadual no Território em 2009, dias 16 e 17 de março, no Mercado Municipal de Diamantina, na Praça Barão de Guaicui SNº, na Cidade de Diamantina, com a abertura dos trabalhos as 09 (nove) horas da manhã do primeiro dia do evento.

Rogério Correia
Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais
Coordenador do programa Territórios da Cidadania em Minas Gerais

Thiago Coelho Toscano
Sub Secretário de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado de Minas Gerais
Secretário do Programa Territórios da Cidadania em Minas Gerais

Colegiado do Território da Cidadania do Alto Jequitinhonha

Programação

Dia 16 de março

09:00 - Abertura: composição da mesa e apresentação dos participantes
09:30 –Apresentação do Balanço do Programa em 2008 (qualitativo e quantitativo)
Apresentação da Matriz de Ações do Governo Federal em 2009
Apresentação da Matriz de Ações do Governo Estadual em 2009

12:30 – Almoço

14:00 - Apresentação da síntese do PTDRS
Apresentação da Metodologia do Programa para 2009
19:00 Atividade Artístico-Cultural

Dia 17 de março

08:30 – Síntese dos principais pontos do primeiro dia.

Debate sobre a metodologia proposta e sobre a matriz de ações 2009
Definição da estratégia dos debates territoriais propostos pela metodologia:
A – Debates das Matrizes
B – Debate das Matrizes comparativamente aos projetos estratégicos/PTDRS
C – Avaliação do Programa

12:30 – Almoço

14:30 - Conclusão e encerramento do evento

BIBLIOTECA OSWALDO FRANÇA JÚNIOR

Osvaldo França Júnior
(1936 - 1989)
Romancista brasileiro nascido em Serro, Estado de Minas Gerais, piloto da Força Aérea Brasileira e expulso da corporação depois do golpe militar (1964). Filho de Oswaldo França e Jacira Nunes Mourão, fez o Curso de Formação de Oficiais Aviadores - Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, com especialização em combate aéreo. Cadete da aeronáutica, foi expulso como subversivo, por ocasião do golpe militar (1964) Desempregado, tornou-se motorista de táxi em Belo Horizonte e, nas horas vagas, escrevia contos. Depois exerceu inúmeras atividades durante sua vida. Foi corretor de mercado de capitais, de imóveis, de cereais, de carros usados, proprietário de banca de revistas, de barracas de pipocas e gerente de empresa de ônibus. Aconselhado por Rubem Braga, passou a escrever romances e assim surgiu seu primeiro livro, O viúvo (1965), lançado pela Editora do Autor. O sucesso veio definitivamente com Jorge um brasileiro (1967), ganhou o Prêmio Walmap, o mais importante da época, que deu origem à série da TV Globo Carga Pesada e mais tarde foi filmado por Paulo Tiago. Publicou mais 13 livros: Um dia no Rio (1969), O homem de macacão (1972), A volta para Marilda (1974), Os dois irmãos (1976), As lembranças de Eliana (1978), Aqui e em outros lugares (1980), À procura de motivos (1982), O passo-bandeira (1984), As laranjas iguais: contos (1985), A árvore que pensava (1986), Recordações de amar em Cuba (1986) e No fundo das águas (1988). Morreu vítima de um acidente automobilístico perto de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, poucos dias após ter concluído seu último romance De ouro e de Amazônia (1989).

Nossa Biblioteca foi batizada carinhosamente com o nome Osvaldo França Júnior em homenagem a este grande escritor e apoiador da FUNIVALE na época de fundação em 1989, infelizmente ano também da sua morte.

Seria muito bom para tantos que gostam de ler - ou os que estão querendo gostar - se pudéssemos ganhar para nossa as seguintes obras:

- O DIÁRIO DA ANNE FRANK
- IRACEMA. Josè de Alencar
- GABRIELA CRAVO E CANELA, Jorge Amado
- BARRO BRANCO, José Mauro de Vasconcelos
- CAPITÃES DA AREIA, Jorge Amado
- O PEQUENO PRÍNCIPE, Antoine de Saint Exupéry
- O MUNDO DA SOFIA, Jostein Gaarder
- A CASA DA PALMA, Carlos Nascimento Silva
- ARQUIPÉLAGO GULAG, Alexandre Solschenyzin
- DR. JIVAGO, Boris Pasternak
- A AMÉRICA LATINA - MALES DE ORIGEM, Manoel Bomfim
- O NEGÓCIO É SER PEQUENO, E.F. Schumacher
- AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA, Eduardo Galeano
- TODAS AS OBRAS de João Guimarães Rosa
- TODOS OS TÍTULOS Erich Fromm & Albert Schweitzer
- TODOS OS LIVROS de Graciliano Ramos
- MEU PÉ DE LARANJA LIMA
- O PRAZER DE ENSINAR – Rubem Alves