quarta-feira, 1 de abril de 2009

BIBLIOTECA OSWALDO FRANÇA JÚNIOR

Osvaldo França Júnior
(1936 - 1989)
Romancista brasileiro nascido em Serro, Estado de Minas Gerais, piloto da Força Aérea Brasileira e expulso da corporação depois do golpe militar (1964). Filho de Oswaldo França e Jacira Nunes Mourão, fez o Curso de Formação de Oficiais Aviadores - Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, com especialização em combate aéreo. Cadete da aeronáutica, foi expulso como subversivo, por ocasião do golpe militar (1964) Desempregado, tornou-se motorista de táxi em Belo Horizonte e, nas horas vagas, escrevia contos. Depois exerceu inúmeras atividades durante sua vida. Foi corretor de mercado de capitais, de imóveis, de cereais, de carros usados, proprietário de banca de revistas, de barracas de pipocas e gerente de empresa de ônibus. Aconselhado por Rubem Braga, passou a escrever romances e assim surgiu seu primeiro livro, O viúvo (1965), lançado pela Editora do Autor. O sucesso veio definitivamente com Jorge um brasileiro (1967), ganhou o Prêmio Walmap, o mais importante da época, que deu origem à série da TV Globo Carga Pesada e mais tarde foi filmado por Paulo Tiago. Publicou mais 13 livros: Um dia no Rio (1969), O homem de macacão (1972), A volta para Marilda (1974), Os dois irmãos (1976), As lembranças de Eliana (1978), Aqui e em outros lugares (1980), À procura de motivos (1982), O passo-bandeira (1984), As laranjas iguais: contos (1985), A árvore que pensava (1986), Recordações de amar em Cuba (1986) e No fundo das águas (1988). Morreu vítima de um acidente automobilístico perto de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, poucos dias após ter concluído seu último romance De ouro e de Amazônia (1989).

Nossa Biblioteca foi batizada carinhosamente com o nome Osvaldo França Júnior em homenagem a este grande escritor e apoiador da FUNIVALE na época de fundação em 1989, infelizmente ano também da sua morte.

Seria muito bom para tantos que gostam de ler - ou os que estão querendo gostar - se pudéssemos ganhar para nossa as seguintes obras:

- O DIÁRIO DA ANNE FRANK
- IRACEMA. Josè de Alencar
- GABRIELA CRAVO E CANELA, Jorge Amado
- BARRO BRANCO, José Mauro de Vasconcelos
- CAPITÃES DA AREIA, Jorge Amado
- O PEQUENO PRÍNCIPE, Antoine de Saint Exupéry
- O MUNDO DA SOFIA, Jostein Gaarder
- A CASA DA PALMA, Carlos Nascimento Silva
- ARQUIPÉLAGO GULAG, Alexandre Solschenyzin
- DR. JIVAGO, Boris Pasternak
- A AMÉRICA LATINA - MALES DE ORIGEM, Manoel Bomfim
- O NEGÓCIO É SER PEQUENO, E.F. Schumacher
- AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA, Eduardo Galeano
- TODAS AS OBRAS de João Guimarães Rosa
- TODOS OS TÍTULOS Erich Fromm & Albert Schweitzer
- TODOS OS LIVROS de Graciliano Ramos
- MEU PÉ DE LARANJA LIMA
- O PRAZER DE ENSINAR – Rubem Alves

Nenhum comentário: