domingo, 1 de março de 2009

MENSAGEM DO MÊS

Funivale: uma universidade Livre, Experimental e Comunitária.
No final da década de oitenta, a Funivale foi criada como conseqüência de discussões de um grupo de estudantes do curso de Filosofia com o professor Martin Kuhne, acerca de uma universidade ideal mais adequada para os moradores das comunidades do Vale do Jequitinhonha, que se viam sempre excluídos dos processos seletivos da educação formal .
A missão da FUNIVALE é favorecer a emancipação da população do Vale do Jequitinhonha a partir da descoberta, vivência e desenvolvimento de suas potencialidades em busca de uma vida digna. Sua atuação beneficia a inclusão de agricultores(as) familiares, lideranças comunitárias, gestores públicos, jovens rurais e outros públicos comunitários, em processos educativos de qualificação promovendo desenvolvimento sócio-econômico, cultural e ambiental.
A EMATER-MG, através do Escritório Local do Serro, tem uma parceria efetiva antiga com a FUNIVALE, tendo atuado na qualificação de jovens rurais no PROGRAMA TERRA MÃE e recentemente a parceria se expandiu com a atuação no “Programa de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Alto Jequitinhonha”, cujo público alvo são agricultores familiares e suas formas associativas e com o “Programa Transformar” para qualificação profissional de jovens rurais.
Os Programas não se limitam a qualificar, mais que isso, propiciam ricos momentos de reflexão, discussão, críticas, proposições e análise de políticas públicas, que se materializam em projetos que são executados em benefício dos moradores das comunidades menos favorecidas.
Com certeza a FUNIVALE presta relevantes serviços aos moradores do Vale do Jequitinhonha, colaborando para um mundo mais humano e justo.
Parabéns pelos 20 anos de atuação compromissada com a ética!
Claudete Maria Souza e Costa
Coordenadora Técnica Regional de Turismo Rural.
EMATER - MG

Nenhum comentário: