sábado, 28 de fevereiro de 2009

FUNIVALE: 20 ANOS


“Conheço a FUNIVALE desde muitos anos e admiro o seu engajamento decidido para um desenvolvimento sustentável. As particularidades desta instituição para mim são o compromisso forte com as comunidades da região e a visão de uma sociedade que cria oportunidades para os jovens. O trabalho da FUNIVALE nem sempre é fácil. Mas um olhar para trás, para os vinte anos de ação no Vale Jequitinhonha, nos mostra o grande sucesso das tantas iniciativas realizadas pela fundação. Eu desejo que a FUNIVALE continua este trabalho. Aos seus colaboradores meus parabéns.”
Dr. Marc-Antoine Camp (Etnomusicólogo, Zurique, Suíça)

"Conhecemos o trabalho da Funivale desde o tempo da horta e da Escola Terra Mãe. Quantas pessoas, lembradas ou não, sonharam esse sonho bom e colaboraram na sua construção, visivel ou invisivelmente. Mas grande mérito tem o Martin, pela sua calma tenacidade em manter esse sonho sempre vivo, em meio a tantos "realismos"...
Nós também acreditamos na validade e possibilidade desse sonho e por isto sempre apoiamos a Funivale e continuaremos a apoiá-la com os meios de que dispusermos.
Todos os que jamais perdemos a esperança de mudança estamos de parabéns por esses 20 anos".

Waldemar Boff, educador e diretor de Água Doce - Serviços Populares, Suruí, Magé – RJ


Prezados amigos da FUNIVALE:
Em 1989 tomei conhecimento sobre o trabalho da FUNIVALE que recém se iniciava. Meu primeiro contato foi com o Prof. Kuhne. Desde então se formou um laço de amizade que superou o próprio interesse da entidade que se constituía e a missão que abraçava. Os anos se passaram e seguem passando. Os caminhos entrecruzaram. Tivemos muitos avanços e retrocessos e os tornamos todos alunos de uma universidade que existia em nossas idéias. Devo muito do que sou ao que a FUNIVALE me despertou. Espero poder continuar colaborando com a FUNIVALE o mais breve possível, tão logo passe pelos compromissos que assumi (doutorado, trabalho etc.). Torço demais para que tudo que foi pensado se materialize e peço todas as noites pelas pessoas que abraçaram este projeto e nele empenharam também suas vidas.
Grande abraço
Evandro B. Sathler (MSc)advogado - oab-rj 98333
doutorando - posgeo - uffAnalista de Projetos EspeciaisSuperintendência de Biodiversidade
Secretaria de Estado do Ambiente (FIRJAN/SEA)
Se estar um passo à frente de outros significa a capacidade de ver o óbvio, ou então não se perder a capacidade de enxergar o valor de coisas que nunca perderão o valor, podemos dizer que a Funivale é "vanguarda" pura. Essa midiática vogue de hoje, de uma sustentabilidade discursiva, mal arranha problemas que a Funivale desde a fundação abordou, pela própria
definição dos princípios e objetivos com que foi criada. E, ainda hoje, insiste e continuará insistindo em não adiar a discussão de questões essenciais que pedem o maior - e mais urgente - espaço possível na agenda coletiva da tripulação do planetinha azul. E, por que não dizer, nas agendas individuais, também.
Jorge Arndt

Lembro perfeitamente, antes mesmo de 1989 quando eu freqüentava São Gonçalo através de uma amiga que era aluna do curso de Filosofia, e por consequência, aluna do Martin. Época em que ele fazia a pé, Diamantina a São Gonçalo. Penso que era em 1986, quando ouvi pela primeira vez a proposta da criação de uma universidade livre. Inclusive havia uma proposta, desta turma da minha amiga, de visitar a Alemanha, e claro, antenei os sentidos para esta idéia (no sentido de me incluir nesta turma). Viagens sempre me chamou muito a atenção, mas acabei indo visitar sozinho pois o grupo se desfez. Passado um tempo soube da fundação da FUNIVALE, antes pensada para Biribiri. Hoje, vivendo aqui no povoado vizinho e coordenando o Instituto Milho Verde, somos parceiros nas atividades destas instituições que buscam a melhoria das pessoas que vivem no Vale. Reconheço profundamente a importância do trabalho desenvolvido pela FUNIVALE e agradeço a oportunidade de ser mos parceiros. Um abraço, com Deus
Nando - Diretor-presidente do IMV



A ONG Gemas da Terra não existiria hoje se não tivesse sido o apoio de Martin Khune e toda a turma da FUNIVALE no início do projeto, que foi concebido dentro da FUNIVALE. Hoje a Gemas da Terra é reconhecida globalmente pelo seu trabalho de inclusão digital, com artigos publicados em periódicos científicos de reputação internacional e até mesmo compondo um capítulo de um livro sobre desenvolvimento rural sustentável, publicado na Índia em 2008.
Tudo isso nasceu de uma idéia que compartilhei com Martin Khune numa visita que fiz a ele em sua casa em São Gonçalo do Rio das Pedras em Fevereiro de 2002. Martin entendeu bem o propósito e junto com Leornado Nunes, ofereceram incubar o projeto de inclusão digital rural dentro da Funivale, o qual mais tarde veio a se chamar Projeto Gemas da Terra, que em 2003 se transformou na ONG Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais.O trabalho de Martin e da Funivale foram importantes inspirações para mim no início de meu trabalho social com a Gemas da Terra. Não foi a toa que escolhi morar em São Gonçalo do Rio das Pedras e aprender com esta turma os verdadeiros valores do povo do Jequitinhonha. O que aprendi ali, levarei comigo para o resto da vida. É uma experiência valorizada nos circulos internacionais, pois quando menciono os valores do povo daquela terra, faço-o com a paixão de quem conviveu com eles e não apenas como um estudioso de sua antropologia.
A Gemas da Terra é para mim um projeto de vida e a semente dessa vida foi fecundada dentro da FUNIVALE, com a ajuda das pessoas maravilhosas que compõem esta entidade que exala compaixão e amor pelo povo doJequitinhonha. Deus me enviou ao lugar certo para iniciar a minha caminhada como ativista social. Sou muito agradecido aos amigos e amigas da FUNIVALE.
Marco Figueiredo
Fundador da Rede Gemas da Terra
Telecentros rurais



A Caminhos da Serra reconhece o trabalho incansável da Funivale, neste Vale tão querido e na maioria das vezes esquecido. A Funivale saiu da adolescência e entra na Juventude. Que o vigor, o destemor, a paixão e a alegria, características marcantes da juventude, revigorem no grupo atual os ideais daquele grupo de estudantes de Filosofia que com o professor Martin Kuhne discutiram há vinte anos a criação de uma universidade ideal e adequada para o Vale do Jequitinhonha.
20 Vivas......
E que Sempre Vivas...
Alex Mendes Santos
Presidente da Ong Caminhos da Serra


A Funivale nesses 20 anos de trabalho tem feito parcerias com os mais diversos seguimentos do Vale do Jequitinhonha, como encontros de cultura, associação de pais, associações comunitárias e outras. Isso vem mostrando que a diversidade profissional e cultural dessa entidade presta um relevante serviço ao povo do Vale.
Conheço o trabalho da FUNIVALE há 20 anos, principalmente em sua atuação no Festival de férias de São Gonçalo do Rio das Pedras, como principal parceira, possibilitando o fortalecimento da cultura popular brasileira naquele local.
O envolvimento dos funcionários e representantes da FUNIVALE com a comunidade e com artistas populares no Vale do Jequitinhona mostra o compromisso social e democrático da entidade e seus propósitos.
Evandro Passos
Jornalista, Pesquisador da cultura Afro-brasileira
Mestrando pela UNESP- São Paulo
Membro do CID - Comitê Internacional de Dança - Órgão da UNESCO

As criaturas que habitam esta terra em que vivemos,sejam elas seres humanos ou animais,estão aqui para contribuir,cada uma com sua maneira peculiar,para a beleza e prosperidade do mundo.
(Dalai-Lama)
Gostaria de registrar os vinte anos da FUNIVALE como gratidão à tão valiosa contribuição ofertada pelo seu trabalho voluntário a nossa comunidade de São Gonçalo e também a nossa Escola Estadual Mestra Virginia Reis, que nos faz acreditar que somos responsáveis pelo processo de mudança e de transformação dos nossos jovens.Ulisses Tomás Ribeiro
Diretor da Escola Estadual Mestra Virgínia Reis



Funivale: uma universidade Livre, Experimental e Comunitária.
No final da década de oitenta, a Funivale foi criada como conseqüência de discussões de um grupo de estudantes do curso de Filosofia com o professor Martin Kuhne, acerca de uma universidade ideal mais adequada para os moradores das comunidades do Vale do Jequitinhonha, que se viam sempre excluídos dos processos seletivos da educação formal .
A missão da FUNIVALE é favorecer a emancipação da população do Vale do Jequitinhonha a partir da descoberta, vivência e desenvolvimento de suas potencialidades em busca de uma vida digna. Sua atuação beneficia a inclusão de agricultores(as) familiares, lideranças comunitárias, gestores públicos, jovens rurais e outros públicos comunitários, em processos educativos de qualificação promovendo desenvolvimento sócio-econômico, cultural e ambiental.
A EMATER-MG, através do Escritório Local do Serro, tem uma parceria efetiva antiga com a FUNIVALE, tendo atuado na qualificação de jovens rurais no PROGRAMA TERRA MÃE e recentemente a parceria se expandiu com a atuação no “Programa de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Alto Jequitinhonha”, cujo público alvo são agricultores familiares e suas formas associativas e com o “Programa Transformar” para qualificação profissional de jovens rurais.
Os Programas não se limitam a qualificar, mais que isso, propiciam ricos momentos de reflexão, discussão, críticas, proposições e análise de políticas públicas, que se materializam em projetos que são executados em benefício dos moradores das comunidades menos favorecidas.
Com certeza a FUNIVALE presta relevantes serviços aos moradores do Vale do Jequitinhonha, colaborando para um mundo mais humano e justo.
Parabéns pelos 20 anos de atuação compromissada com a ética!
Claudete Maria Souza e Costa
Coordenadora Técnica Regional de Turismo Rural.
EMATER - MG

Minha Experiência com a Funivale é de longa data, mas atualmente enquanto estou me dedicando profissionalmente a seus trabalhos aproveito intensamente cada experiência vivenciada. A universidade do diálogo, da troca entre o conhecimento popular e o das letras, a dinâmica da vida do povo do Vale e do mundo eu sinto e enxergo aqui. Mesmo me formando assistente social no ensino convencional sempre deverei à Funivale minha formação para a vida.
Parabéns aos fundadores, aos tantos colaboradores de antes,e de hoje
Sandra Viviane de Moura
Educadora socioambiental

Queridos amigos do FUNIVALE,
Por ocasião do 20imo aniversarion, nos também queremos juntar-nos ao coro de amigos e congratulantes. Lhes felicitamos pelo seu trabalho abnegado em favor da juventude do Vale de Jequitinonha e do medio ambiente. O Servico da Paz Mundial (Weltfriedensdienst WFD), que este ano fara 50 anos, aprecia colaborar com organizacoes em America Latina e Africa que como FUNIVALE estao ao lado dos pobres. Organizacoes que fazem esforcos para melhorar as condicoes de vida de comunidades e familias. Desejamos ao FUNIVALE uma lindissima festa e entusiasmo e fantasia para o futuro para alcancarem os seus objectivos altos.
Um grande abrqaco de Berlim por parte de Katrin Steinitz
Weltfriedensdienst Servico da Paz Mundial - Spenderkommunikation & Projektpartnerschaften


"Experiência ímpar instalada no Vale do Jequitinhonha e capitaneada pela visão projetiva de Martin Kuhne, a Funivale, reflete a ideologia sólida daquelas poucas pessoas que, incansavelmente refutam a exploração do homem pelo homem e lutam pela dignidade do indivíduo.
A criação e a sustentabilidade, duramente mantida pela Funivale resgata a esperança de se construir neste país uma educação inclusiva e efetivamente focada na formação de cidadãos livres e de bons costumes.
A história há de fazer justiça ao persistente trabalho deste grupo de pessoas iluminadas".
Paulo Queiroga Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas e Turismo - ABRAJET MG, empresário e educador.

Nenhum comentário: