Sala Verde de Educação Socioambiental Ecos do Jequi
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE ARAÇUAÍ
“A educação ambiental deve ser uma escola à natureza, à biosfera que nos cerca. Pessoas capazes d amar o pôr do sol, o nascer da lua, um rio que corre claro, uma cachoeira que despenca, uma flor que desabrocha se relacionam mais facilmente com o ser humano e com a natureza.”
Hugo Werneck
DIA 25/06/09
Manhã
Credenciamento
Abertura e composição da mesa
Superintendência Regional de Educação
Secretária de Educação
Secretário de Meio Ambiente
Diretoria da Funivale
Objetivo
É importante todas as instâncias estarem presentes (na abertura e durante os dois dias) para que os participantes entendam as estruturas ligadas ao meio ambiente que poderão fazer parte de uma rede de educação ambiental do município.
As escolas devem incentivar a criação ou a melhoria da política pública de meio ambiente na qual aparecem as demandas para o trabalho de educação ambiental. O não engajamento do setor público de meio ambiente poderá acarretar ações fragmentadas sem continuidade, logo, não sendo possível que este trabalho coopere para a criação de política assumida por todas as estruturas.
Dinâmica de acolhimento dos participantes
Filme (3 min) – Exemplo e o ensinar
Filme A Carta da Terra - voz Leonardo Boff
Introdução
Contextualização geral e histórico da Educação Ambiental
Educação Ambiental: Política Pública (PNEA – Plano estadual e CIEA)
Metodologia
Cada palestrante apresentará em linhas gerais os temas acima. Este momento é importante para que os professores já voltem seus olhares às possibilidades de Educação Ambiental no âmbito das políticas públicas evitando que a escola trabalhe alheia à construção da política ou ao aperfeiçoamento dela.
Almoço
Tarde
SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“De nada adianta a existência de um grande número de pontos que estejam acompanhados de um considerável número de linhas. Muitos pontos pouco interligados têm menos qualidade de rede do que poucos pontos profundamente conectados” (MARTINHO,2003, p.31)
Educação Ambiental na escola:
A prática em parceria com a Escola Estadual Mestra Virgínia Reis em São Gonçalo do Rio das Pedras (escola gestora da Sala Verde Ecos do Jequi)
Metodologia:
A Pedagoga Rainilda Ribeiro irá apresentar trabalhos realizados com várias faixas etárias de alunos da escola que frequentam a Sala Verde Ecos do Jequi. A apresentação será feita em power point para que os participantes possam ver fotos e relatos de experiências positivas relevantes para a construção de uma cultura de cuidado com o meio ambiente, uma das pretensões da educação ambiental.
Objetivos:
Incentivar a prática da EA dentro e fora da escola através da formação de redes locais entre a escola, o poder público, comitês de bacia e entidades da sociedade civil.
Apresentar formas diferenciadas de EA como teatro, feiras, mapeamentos da realidade ambiental de forma participativa, projetos de atenção às áreas específicas experimentadas pela Sala Verde Ecos do Jequi.
Trabalhos em grupo:
Serão utilizados os textos do livro Educação Ambiental: princípios e Práticas de Genebaldo Freire Dias.
1 – Operacionalização das atividades de Educação Ambiental
2 – As atividades de Educação Ambiental formal
3 – Conhecendo o metabolismo da cidade
4 – Pesquisando sobre qualidade ambiental
5 – Sugestões adicionais de atividades da educação ambiental formal
6 – EA nas escolas de Araçuaí - conquistas e desafios no olhar dos supervisores pedagógicos
Metodologia
Os 50 professores serão divididos em 05 grupos de estudo de acordo com as 5 temáticas supra citadas, já os 07 supervisores ficarão com a temática 06.
Para cada grupo serão entregues os textos específicos para estudo e discussão, anotação das idéias principais, das criticas e outras considerações pertinentes à discussão ocorrida no grupo.
Para cada grupo será entregue o formulário 01 para registro das discussões. Facilitando assim que a superintendência e as escolas possam aproveitar as discussões para escrever ou aperfeiçoarem suas Propostas Político Pedagógicas na área da Educação Ambiental.
Será solicitado que cada grupo se encarregue de repassar para o ”grupão” a aprendizagem ocorrida. Esta apresentação poderá ser feita das mais variadas formas de expressão: teatro, música, paródia, formato de programa de rádio (haverá um motivador na nossa equipe) ou televisão ou descritivo em power point.
Objetivo:
Fundamentar a construção do Plano de ação das escolas de Araçuaí na área da EA.
DIA 26/06/09
Manhã
Apresentação dos 06 grupos de trabalho
Debate e discussão das aprendizagens ocorridas nos grupos – mediação: 01 representante de cada grupo
Objetivos:
Nivelamento dos participantes acerca da EA como prática interdisciplinar
Debate da necessidade de se tratar a EA de forma intersetorial e interdiscilinar necessária de ser organizada/tratada como política pública.
Palestra:
A questão ambiental em Araçuaí: Secretário Municipal de Meio Ambiente
Objetivos:
Entendimento prática da educação ambiental na visão do poder público
Entrosamento das escolas com o sistema municipal de meio ambiente e outros sistemas para construção de uma política pública.
Início da construção do Plano de Ação de Educação Ambiental das escolas de Araçuaí
Metodologia
Os presentes poderão votar 03 eixos prioritários para iniciar o plano
Eixos de trabalho propostos:
1.Recursos hídricos e educação ambiental
2.Resíduos sólidos e educação ambiental
3.Questões urbanas e educação ambiental
4.Questões rurais e educação ambiental
5.Unidades de Conservação e educação ambiental
6.Responsabilidade ambiental, educação ambiental nos empreendimentos privados
7.Consumo consciente - Repensar o consumo, Reutilizar, Reciclar, Reaproveitar
8.Áreas verdes
Após a eleição os professores serão divididos em grupos (por escola ou a cada 2 escolas que tenham proximidade geográfica) e iniciarão o processo de registrar suas ações pretendidas de acordo com os eixos escolhidos. Todos os grupos deverão usar o formulário 02, formulário 03 e formulário 04 para registrar seus trabalhos.
Objetivos:
Que as escolas que participaram deste encontro possam iniciar o processo de construção de Planos de Ação e ou aperfeiçoar os planos existentes o município;
Incorporação da EA dentro do Projeto Político Pedagógico das escolas.
Almoço
Tarde
Continuidade da elaboração do plano e recebimento dos rascunhos dos grupos de trabalho
Finalização
Agenda de compromissos
Avaliação e entrega de certificados
Entrega de uma muda para cada professor (vamos levar) e abraço simbólico numa árvore ou planto de uma muda.
PARALELO AO ENCONTRO DOS PROFESSORES UM GRUPO DE 08 JOVENS DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS QUE PARTICIPAM DA SALA VERDE ESTARÁ COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ARAÇUAÍ OFERECENDO OFICINA DE TEATRO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário