quinta-feira, 10 de junho de 2010

DER MG e Empreiteira pretendem trabalhar educação ambiental com as comunidade atingidas por asfaltamento

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
SECRETAlUA I>EESTAl>ODE \IElO ,\\IIII1::\TI: E DESE:\\'OLH\IE:\TO slIsnsLí \'EL
CONSELIIO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL - COPA
Superintendência I{Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e1- Jequitinhonha
ATA DE REUNIÃO
Processo nO: DER-Trecho Diamantina-Serro
Data: 27/05/ 10 Hora: 09:1111
I Empreendedor I DER/MG
Etapa: I Licença de Instalaçáo - Programa de Educaçáo Ambiental I
I
Resumo:
1- Assuntos tratados:
• Metodologia do Programa de Educaçáo Ambienlal a ser desenvolvido pelo DER
para os públicos interno (trabalhadores das empreiteiras, supervisora de obras e
servidores do DER) e externo (comunidades).
• Parcerias potenciais para realizaçáo do Programa:
• Cronograma de implantaçáo do PEA
2- Recomendações:
• Assuntos a serem abordados no curso para o público interno: Programa de
Desenvolvimento do Turismo - Lcgislaçáo Ambiental - Liceneiamento
Ambiental - Áreas de Preservaçáo Ambiental - Contextualizaçáo da região
-Projeto Rodoviário - Resíduos Sólidos - Segurança no Trabalho ~
Ecologia Humana - Impactos Ambientais e Medidas mitigadoras.
• Para a' primeira etapa do PEA para o público externo foram sugeridas três
reuniões com as comunidades de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho
Verde e com as lideranças locais, para esclarecimento geral do projeto e
discussáo da participaçáo das comunidades na elaboração da proposta.
• i\ reunião em Milho Verde com a participaçáo dos moradores de Três
Barras, Barra da Cega, Ausente e Capivari, às 9:00. horas, em data a ser
definida pelo DER.
• A reuniáo em São Gonçalo do Rio das Pedras com a participaçáo dos
moradores de Vau, Fazenda.Santa Cruz e Engenho, às 17:00 horas, em data
a ser definida pelo DER posteriormente. No dia seguinte, às 9:011horas, com
as lideraças. -
Folha 01/01
Partieipantes
Assinatura
Andrea Greiner da Cunha SaBes DERMG
Eliane Aparecida Silveira DERMG
Eliana Piedade Alves Machado SUPRAN
Sandra Viviane de Moura FUNIVALE
Roberto Luiz Almeida Dumont ,JM TERRAPLANAGEM E CONSTRUÇÃO LTDA
Marília de Dirceu de Oliveira SEMAD

terça-feira, 18 de maio de 2010

Funivale está habilitada para participar do processo eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha - JQ1

Governo do Estado de Minas Gerais
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA
Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM
Núcleo de Apoio aos comitês de Bacia Hidrográfica - NACBH

Processo Eleitoral mandato 2010-2013

Lista Inscrições Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiro do Alto Jequitinhonha – JQ1

HABILITADOS

I PODER PÚBLICO ESTADUAL
1. IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária
2. IEF – Instituto Estadual de Florestas
3. EMATER
4. PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais
5. IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais
6. IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas
7. EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

II PODER PÚBLICO MUNICIPAL
1. Prefeitura Municipal de Bocaiúva
2. Prefeitura Municipal de Berilo
3. Prefeitura Municipal de Couto de Magalhães de Minas
4. Prefeitura Municipal de Cristália
5. Prefeitura Municipal de Diamantina
6. Prefeitura Municipal de Grão Mogol
7. Prefeitura Municipal de Itacambira
8. Prefeitura Municipal de José Gonçalves de Minas
9. Prefeitura Municipal de Josenópolis
10. Prefeitura Municipal de Leme do Prado
11. Prefeitura Municipal de Novorizonte
12. Prefeitura Municipal de Rubelita
13. Prefeitura Municipal de Serro

III USUÁRIOS
1. COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais
2. CEMIG Geração e Transmissão S.A.
3. Plantar S.A. Reflorestamentos
4. Rima Industrial S.A
Governo do Estado de Minas Gerais
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA
Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM
Núcleo de Apoio aos comitês de Bacia Hidrográfica - NACBH
5. FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- Falta declaração de afiliados
6. Associação Mineira de Silvicultura
7. Sindicato Rural de Grão Mogol

IV SOCIEDADE CIVIL
1. Associação dos Produtores Rurais e Artesões do Córrego do Moinho
2. Associação Comercial dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Canivete
3. Instituto Biotrópicos
4. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
5. Instituto Milho Verde
6. A Associação dos Apicultores de Leme do Prado – APIMEL
7. FUNIVALE Associação Pró Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha

NÃO HABILITADOS – SOCIEDADE CIVIL
1. ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental do Portal do Norte – Falta Estatuto registrado
2. Associação do Reassentamento Nova Vida de Sussuarana –
Falta CNPJ, Comprovação de Atuação temática., relatório de atividades, número de associados
3. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Leme do Prado-
Pela análise do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Leme Prado podemos constatar que não está dentre os seus objetivos vinculação à área ambiental, não respeitando o estabelecido no ato convocatório.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Agricultura familiar faz bem ao Brasil


Fonte: www.mda.gov.br
Nota MDA: A agricultura familiar faz bem ao Brasil.
06/05/2010 18:56
Ontem, 5 de maio de 2010, a CNA divulgou estudo que questiona a importância econômica  e social da agricultura familiar. Mais uma tentativa de desqualificação dos resultados do Censo Agropecuário 2006.
O Censo mostrou claramente que a agricultura familiar é representada por 4,3 milhões de estabelecimentos rurais e é responsável por 38% do valor bruto da produção agropecuária, por 74,4% do total das ocupações rurais e responde pela maior parte da produção dos principais alimentos da mesa dos brasileiros. E isso ocupando apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos do país.
A atual reação da CNA é a mesma que teve quando da divulgação dos resultados do Censo, em 2009. Tentou ideologizar e desqualificar a produção das estatísticas oficiais do IBGE.
Agora, a CNA se utiliza de um truque metodológico que, por pobre e primário, não consegue esconder uma realidade social em mudanças e não impedirá a continuidade das políticas públicas de desenvolvimento rural.
A CNA retirou do universo da agricultura familiar um conjunto expressivo de estabelecimentos rurais, entre os mais dinâmicos e produtivos. Seu critério escondeu quase 1 milhão de agricultores e agricultoras familiares.
O país está no caminho do desenvolvimento sustentável e já aprendeu que mais reforma agrária e mais agricultura familiar só fazem bem à Nação.
Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SALA VERDE tem blog

Vale a pena seguir as atividades da Sala Verde de Educação Socioambiental Ecos do Jequi. Este programa da FUNIVALE está sempre com novidades boas de experimentação de atividades de educação ambiental.

VISITE e ANOTE o endereço:

salaverdeecosdojequi.blogspot.com

quinta-feira, 22 de abril de 2010

ESTATUTO DA FUNIVALE É ATUALIZADO

Leia o texto na íntegra no ícone da página principal.

terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto da Funivale é aprovado pelo MDA

Proposta da Funivale é aprovada pelo MDA.
A boa e esperada notícia veio hoje pelo Portal de Convênios. Desde 2009 a proposta já havia sido aprovada pelo Codeter Alto Jequitinhonha e pela Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A parceria entre as ongs CAV, Campo Vale e da Emater regional garantirá formação específica para 20 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do Alto Jequitinhonha e capacitação de 300 agricultores familiares em agroecologia. Em breve a Funivale deverá assinar contrato com a Caixa, repassadora do recurso de 114.000,00.
Aguardem mais notícias!

segunda-feira, 1 de março de 2010

REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FORMADA EM SERRO



Projeto Serro 2010

Justificativa:

O município de Serro possui inúmeras potencialidades ambientais no que se refere à abundância de nascentes de água, incluindo o Rio Jequitinhonha, vegetações espaciais de transição entre cerrado e mata atlântica, solos potenciais para produção da agricultura familiar, população rural considerável, área de proteção ambiental (APA), circuito estrada real. Mas assim como outros municípios possui também problemas ambientais preocupantes do ponto de vista da sustentabilidade. A produção e destino dos resíduos sólidos, a presença de atividades impactantes como mineração, criação de gado, extrativismo vegetal e mineral e a cultura preconceituosa sobre meio ambiente.

A educação ambiental pode ser um processo a ser implantado dentro do município para que a população auxilie o poder público a cuidar de seus espaços urbanos e rurais. Entretanto ninguém cuida e zela se não tiver sensibilizado, se não experimentar e gostar...

A educação ambiental assim como todo o processo educativo pode ser prazeroso, pode fazer parte do cotidiano das pessoas, mas os maiores resultados são gradativos e a longo prazo sendo necessário que a sensibilização para sua implantação seja feita o mais rapidamente possível através de ações pontuais e locais.

Memória – base de uma construção em rede:

No ano de 2010 a Sala Verde Ecos do Jequi estará priorizando suas atividades de educação ambiental no município de Serro uma vez que há demanda crescente e reflexões de que é dentro da nossa casa que precisamos dar o exemplo. 

Assim buscou-se parceria com o programa Cuidar da Fundação Nestlé para viabilizar o trabalho de formação de professores, comunidades e sensibilização de pessoas. 

O primeiro passo foi o entendimento dos objetivos da Sala Verde e do Cuidar, realizado no mês de fevereiro de 2010.  Após este afinamento, o próximo passo foi o envolvimento do poder público para que a proposta não fosse apenas uma iniciativa institucional e pudesse desencadear a construção de uma política de educação ambiental para o município de Serro.

Após observada a vontade das secretarias municipais em iniciar atividades de educação ambiental como proposta de trabalho, no dia 11 de março de 2010 reuniram- se para a criação de uma Rede de Educação Ambiental: Elaine: secretária municipal de educação, Eliane: secretária de cultura e turismo, Rodrigo: divisão de meio ambiente, Maria das Dores: secretária de promoção social, Viviane Fortes: consultora do programa Cuidar da Fundação Nestlé, Sandra: coordenadora da Funivale – Sala Verde, Marcos IEF Serro.  

A partir de então ficou acertado as duas vertentes de trabalho na educação formal e na educação não formal

Na educação ambiental formal

- O trabalho iniciará com as visitas e registro da realidade ambiental das escolas e creches piloto pela rede - nos dias 08 e 09 de abril

Grupo A:
- Foram indicadas escolas e creches municipais piloto do trabalho:
Desembargador Dario Lins (Capivari);
Dr. Fidelcino Viana (Pedra Redonda);
Professor Madureira (Brumado);
Professor Paixão (Várzea de Baixo);
Creche Maria Olívia (Serro/ M. do Vigário);
Creche D. Rita C. Araújo Costa (Serro/ Rua Velha);
Pré-escolar e educação infantil (São Gonçalo e Milho Verde)
Projeto Curumim (serro)

- Haverá encontro de formação de 35 professores, supervisores e serviçais em 16 horas das escolas e creches piloto (27 de abril e 25 de maio)
Abordagem:
-    Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”

Grupo B:
Foram organizados momentos de formação dos professores das outras escolas e creches de Serro que não serão piloto:

- Com os educadores das outras escolas do município, faremos um trabalho de sensibilização para as questões humanas e ambientais e incentivaremos a fazerem projetos que considerem o tema. (28 de abril)

Grupo C:
- Com as serviçais de todas as escolas do município, faremos um trabalho de sensibilização para as questões humanas e ambientais e incentivaremos a  produção de sabão com o óleo de cozinha para ser feito nas escolas.

Educação Ambiental não formal:

- Será realizada, em 16 horas, formação de 35 monitores de programas da secretaria de promoção social, esportes do clube de Mães e outras pessoas referências:
Abordagem:
-    Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”

- Será organizado/planejado melhor o envolvimento dos jovens nas atividades de educação ambiental nas comunidades, inclusive em parceria com as escolas
Outras ações:

Paralelamente à estas atividades serão organizadas ações de embelezamento das escolas e creches piloto. Especialmente na apresentação visual de seus espaços acontecerão:
·          Momentos espontâneos de fotografia de pessoas, lugares e paisagens das comunidades que servirão para “enfeitar” as escolas. Exemplo: em Ausente montar um cantinho com fotos e textos sobre Seu Crispin, montar  “biblioteca” com publicações e arquivos nos quais seu nome e da comunidade são mencionados...
·          Confecção de vasos de flores e ou canteiros de plantas medicinais. As professoras poderão fazer projetos para estudar plantas...
·          Cantinhos de estocagem de papel a ser reutilizado, local para enterrar lixo do banheiro etc...
·          Em todos os encontros e contatos serão combinadas regras de cuidado como não utilização de materiais descartáveis nas escolas e creches, uso de materiais e recursos locais para as atividades,
·          Especialmente (mas não somente)  com as cantineiras e serviçais serão combinados questões ligadas à qualidade alimentar, a importância de se manter espaços bem cuidados, jardins e hortas
·          Foi articulada parceria com a escola agrotécnica de Serro para acompanhamento das hortas (Arlison) e jardins (Danila) das escolas piloto.
Para o monitoramento será elaborado um formulário que deverá ser preenchido pela supervisora pedagógica (?) bimestralmente para acompanhamento das conquistas e dificuldades de cada escola ou creche.

Eventos na semana do meio ambiente e encerramento da 1ª fase do Projeto Serro:
- A verificar possibilidade: cercamento de área ciliar do rio Jequitinhonha próximo à Três Barras – o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes. Será um dia com atividades de educação ambiental e outras
- Passeata de sensibilização em Serro com todos os participantes das capacitações e outras pessoas com atividades culturais e outros
-  Plantio de mudas simbólicas na área ciliar do Córrego dos Vinténs em Serro -o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes.

Investimentos:
As secretarias: responsáveis pelos transportes, convocação e sensibilização dos participantes
A Fundação Nestlé: alimentações, materiais, capacitação
Sala Verde: Equipamentos (data show, máquinas digitais, filmadoras, computadores) e articular a implantação do que é possível fazer extra formação: hortas e jardins, embelezamento dos espaços, mobilização das comunidades e envolvidos etc.