Proposta da Funivale é aprovada pelo MDA.
A boa e esperada notícia veio hoje pelo Portal de Convênios. Desde 2009 a proposta já havia sido aprovada pelo Codeter Alto Jequitinhonha e pela Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A parceria entre as ongs CAV, Campo Vale e da Emater regional garantirá formação específica para 20 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do Alto Jequitinhonha e capacitação de 300 agricultores familiares em agroecologia. Em breve a Funivale deverá assinar contrato com a Caixa, repassadora do recurso de 114.000,00.
Aguardem mais notícias!
terça-feira, 30 de março de 2010
segunda-feira, 1 de março de 2010
REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FORMADA EM SERRO
Projeto Serro 2010
Justificativa:
O município de Serro possui inúmeras potencialidades ambientais no que se refere à abundância de nascentes de água, incluindo o Rio Jequitinhonha, vegetações espaciais de transição entre cerrado e mata atlântica, solos potenciais para produção da agricultura familiar, população rural considerável, área de proteção ambiental (APA), circuito estrada real. Mas assim como outros municípios possui também problemas ambientais preocupantes do ponto de vista da sustentabilidade. A produção e destino dos resíduos sólidos, a presença de atividades impactantes como mineração, criação de gado, extrativismo vegetal e mineral e a cultura preconceituosa sobre meio ambiente.
A educação ambiental pode ser um processo a ser implantado dentro do município para que a população auxilie o poder público a cuidar de seus espaços urbanos e rurais. Entretanto ninguém cuida e zela se não tiver sensibilizado, se não experimentar e gostar...
A educação ambiental assim como todo o processo educativo pode ser prazeroso, pode fazer parte do cotidiano das pessoas, mas os maiores resultados são gradativos e a longo prazo sendo necessário que a sensibilização para sua implantação seja feita o mais rapidamente possível através de ações pontuais e locais.
Memória – base de uma construção em rede:
No ano de 2010 a Sala Verde Ecos do Jequi estará priorizando suas atividades de educação ambiental no município de Serro uma vez que há demanda crescente e reflexões de que é dentro da nossa casa que precisamos dar o exemplo.
Assim buscou-se parceria com o programa Cuidar da Fundação Nestlé para viabilizar o trabalho de formação de professores, comunidades e sensibilização de pessoas.
O primeiro passo foi o entendimento dos objetivos da Sala Verde e do Cuidar, realizado no mês de fevereiro de 2010. Após este afinamento, o próximo passo foi o envolvimento do poder público para que a proposta não fosse apenas uma iniciativa institucional e pudesse desencadear a construção de uma política de educação ambiental para o município de Serro.
Após observada a vontade das secretarias municipais em iniciar atividades de educação ambiental como proposta de trabalho, no dia 11 de março de 2010 reuniram- se para a criação de uma Rede de Educação Ambiental: Elaine: secretária municipal de educação, Eliane: secretária de cultura e turismo, Rodrigo: divisão de meio ambiente, Maria das Dores: secretária de promoção social, Viviane Fortes: consultora do programa Cuidar da Fundação Nestlé, Sandra: coordenadora da Funivale – Sala Verde, Marcos IEF Serro.
A partir de então ficou acertado as duas vertentes de trabalho na educação formal e na educação não formal
Na educação ambiental formal
- O trabalho iniciará com as visitas e registro da realidade ambiental das escolas e creches piloto pela rede - nos dias 08 e 09 de abril
Grupo A:
- Foram indicadas escolas e creches municipais piloto do trabalho:
Desembargador Dario Lins (Capivari);
Dr. Fidelcino Viana (Pedra Redonda);
Professor Madureira (Brumado);
Professor Paixão (Várzea de Baixo);
Creche Maria Olívia (Serro/ M. do Vigário);
Creche D. Rita C. Araújo Costa (Serro/ Rua Velha);
Pré-escolar e educação infantil (São Gonçalo e Milho Verde)
Projeto Curumim (serro)
- Haverá encontro de formação de 35 professores, supervisores e serviçais em 16 horas das escolas e creches piloto (27 de abril e 25 de maio)
Abordagem:
- Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”
Grupo B:
Foram organizados momentos de formação dos professores das outras escolas e creches de Serro que não serão piloto:
- Com os educadores das outras escolas do município, faremos um trabalho de sensibilização para as questões humanas e ambientais e incentivaremos a fazerem projetos que considerem o tema. (28 de abril)
Grupo C:
- Com as serviçais de todas as escolas do município, faremos um trabalho de sensibilização para as questões humanas e ambientais e incentivaremos a produção de sabão com o óleo de cozinha para ser feito nas escolas.
Educação Ambiental não formal:
- Será realizada, em 16 horas, formação de 35 monitores de programas da secretaria de promoção social, esportes do clube de Mães e outras pessoas referências:
Abordagem:
- Bem Cuidar da Natureza Humana -
“Meios de Fortalecer a Natureza Humana e a consciência ambiental, através de uma experiência viva e cotidiana com a Natureza.”
- Será organizado/planejado melhor o envolvimento dos jovens nas atividades de educação ambiental nas comunidades, inclusive em parceria com as escolas
Outras ações:
Paralelamente à estas atividades serão organizadas ações de embelezamento das escolas e creches piloto. Especialmente na apresentação visual de seus espaços acontecerão:
· Momentos espontâneos de fotografia de pessoas, lugares e paisagens das comunidades que servirão para “enfeitar” as escolas. Exemplo: em Ausente montar um cantinho com fotos e textos sobre Seu Crispin, montar “biblioteca” com publicações e arquivos nos quais seu nome e da comunidade são mencionados...
· Confecção de vasos de flores e ou canteiros de plantas medicinais. As professoras poderão fazer projetos para estudar plantas...
· Cantinhos de estocagem de papel a ser reutilizado, local para enterrar lixo do banheiro etc...
· Em todos os encontros e contatos serão combinadas regras de cuidado como não utilização de materiais descartáveis nas escolas e creches, uso de materiais e recursos locais para as atividades,
· Especialmente (mas não somente) com as cantineiras e serviçais serão combinados questões ligadas à qualidade alimentar, a importância de se manter espaços bem cuidados, jardins e hortas
· Foi articulada parceria com a escola agrotécnica de Serro para acompanhamento das hortas (Arlison) e jardins (Danila) das escolas piloto.
Para o monitoramento será elaborado um formulário que deverá ser preenchido pela supervisora pedagógica (?) bimestralmente para acompanhamento das conquistas e dificuldades de cada escola ou creche.
Eventos na semana do meio ambiente e encerramento da 1ª fase do Projeto Serro:
- A verificar possibilidade: cercamento de área ciliar do rio Jequitinhonha próximo à Três Barras – o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes. Será um dia com atividades de educação ambiental e outras
- Passeata de sensibilização em Serro com todos os participantes das capacitações e outras pessoas com atividades culturais e outros
- Plantio de mudas simbólicas na área ciliar do Córrego dos Vinténs em Serro -o IEF acompanhará a atividade e cederá o arame e postes.
Investimentos:
As secretarias: responsáveis pelos transportes, convocação e sensibilização dos participantes
A Fundação Nestlé: alimentações, materiais, capacitação
Sala Verde: Equipamentos (data show, máquinas digitais, filmadoras, computadores) e articular a implantação do que é possível fazer extra formação: hortas e jardins, embelezamento dos espaços, mobilização das comunidades e envolvidos etc.
Assinar:
Postagens (Atom)